SEJAM BEM VINDOS

Podem matar uma, duas ou até três rosas.
Mas não podem deter a primavera.
Podem matar um, dois ou até três revolucionários.
Mas não podem conter a revolta.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

DÚVIDA PERMANENTE

A minha mente é como um vulcão prestes a entrar em erupção. É como uma claridade frouxa que precede a escuridão da noite. Pensamentos vagos e idéias indefinidas. Exaurem-se as certezas. A dúvida toma conta de mim, pareço uma “metamorfose ambulante que não tem resposta formada sobre tudo”. Como diz Ricardo Gondim: “Eu creio, mas tenho dúvidas”.
Não tenho certezas absolutas, muito do que acredito hoje questiono amanhã. O que defendia com unhas e dentes hoje repudio. Sou um ambulante sem rumo.
A dúvida toma conta do meu ser, quero respostas, mas não as tenho. Quando obtenho uma resposta logo ela se esvai com o aparecimento de uma nova dúvida. Concordo com Hegel: A tese sempre tem uma antítese.
A respeito da religião confesso que não tenho respostas pra tudo, ou melhor, não tenho respostas pra quase nada. Não possuo tantas convicções. Apenas creio que Jesus Cristo é suficiente para mim. Que ele morreu por mim na cruz do calvário e me deu vida em abundância. Que não preciso me esforçar pra alcançar a salvação e que tudo que preciso é Cristo em minha vida. Depois disso não tenho mais certezas. Tenho apenas ideais.
Mas não se preocupem comigo, gosto de viver dessa forma. Prefiro viver um dia de cada vez. Prefiro apreciar a beleza da graça redentora de Cristo ao ter que debater conceitos equívocos e que não nos leva a lugar algum. A graça é suficiente.
A religião não comporta pessoas desse tipo. Pessoas duvidosas não são aceitas com simplicidade. Ter dúvidas é um pecado maligno. Questionar é diabólico. É mais fácil pastorear ovelhas do que bodes. Pastores e líderes se sentem protegidos quando os membros de suas respectivas denominações não os questionam. Aliás, questionar o pastor ou o líder é rebeldia. Poupe-me de tanta escrupulosidade.
Chega de deturpar o evangelho da graça. Tudo o que precisamos é aceitar o amor de Cristo, pois Jesus já nos aceitou. Se nós o amamos é porque ele nos amou primeiro
[1]. Não há nada que possamos fazer para sermos aceitos por Deus. Não tem como atrair a presença de Deus. O próprio Jesus se aproxima de cada um de nós sem nada querer em troca. Deus não é comerciante. Sendo assim, posso crer no amor de Deus e continuar tendo dúvidas de muitas coisas. Posso aceitar o perdão de Cristo e sua redenção sobre minha vida e não aceitar que liderem corrompidos pela fama me obriguem a acreditar em tudo o que eles dizem. Não sou (somos) marionete (s) usada (s) por esses manipuladores de auditórios. “Eu creio, mas tenho dúvidas”.
Creio em Jesus como único caminho para a salvação. Mas tenho dúvidas nos caminhos que o “evangelicalismo” tem mostrado ao mundo. Creio que sem a graça de Cristo não sou nada. Mas tenho dúvidas quanto aos sacrifícios que muitos líderes evangélicos se têm exigido para que possamos ser abençoados.
A dúvida não é causadora de males, o que causa desastres espirituais são as respostas autoritárias, que não podem ser questionadas. Jesus sempre foi questionado e nunca precisou dar respostas convincentes, pois Ele próprio ela a resposta que a humanidade precisava. Cristo nunca impediu as pessoas de ter dúvidas. A bíblia incentiva as pessoas a conhecerem a verdade, pois só a verdade nos libertará. E ninguém pode conhecer algo sem antes questionar. Como diz Descartes: “Penso, logo existo”.
Que você possa ter dúvidas constantes e que suas incertezas o ajudem a se aproximar de Cristo. Pois Cristo é a verdade e somente ele tem as respostas que precisamos. Aceite a graça mesmo tendo dúvidas.
[1] 1º João 4:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário