SEJAM BEM VINDOS

Podem matar uma, duas ou até três rosas.
Mas não podem deter a primavera.
Podem matar um, dois ou até três revolucionários.
Mas não podem conter a revolta.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

QUEM SOMOS?

Porque sou o que sou?
Para mim essa é uma pergunta crucial. Antes de responder porque sou o que sou é preciso saber o que sou.
Sou aquilo que as pessoas moldaram ou aquilo que acredito ser? Sou alguém mascarado pela realidade humana ou alguem projetado por Deus? O que sou na verdade?
Essa é uma dúvida que não se esvai, persiste ao tempo e as circunstâncias. Socorro! Preciso de respostas.
Na minha tragetória como cristão, aprendi sobre a ética e a moral cristã. Confesso a vocês, era melhor não ter aprendido. Não da forma que me ensinaram. Aprendi que Deus me ama e que sou um pecador, mas infelizmente me ensinaram somente a teoria. Na prática era totalmente diferente. Quando fazia (e ainda faço) algo de errado logo me arrependo pelo que fiz, e então experimento o amor de Deus me perdoando. Mas, o que acontece é diferente; quando erro me arrependo mais a igreja e a sociedade não me perdoam, dizem que Deus perdoa mas a comunidade eclesiastica da qual faço parte não compreende o amor de Deus, conheci apenas a teoria.
Como o corpo eclesiástico não consegue lidar com o simples fato de Deus perdoar sem nada querer em troca, surge as "doutrinas cristãs", que mais são um montoado de acusações, perseguição, menosprezo e se preparem - ódio- pelo errante. Lembro-me quantas vezes vi pessoas ficarem de banco por cometerem erros, ou expulsas (literalmente) por simplesmente serem pecadoras.
Sempre lembro de uma jovem bonita, simpática e nova convertida. Participei de seu discípulado, ela era uma benção. Certo dia se apaixonou por um jovem e não resistiu a atração sexual. Passados alguns dias descobriu que estava grávida. Orou a Deus e pediu perdão por sua fraqueza, felizmente Deus a perdoo. Mas quem não perdoou foi a "igreja". Isso era lastimável para os membros. A igreja não poderia perdoa-la. Ela iria ser motivo de vergonha e desonra para os membros antigos e até mesmo para o pastor. Como ficaria a visão da igreja para com a sociedade? Ainda mais em uma cidadezinha do interior.
Como consequência de seus atos a igreja se reuniu em assembléia e a excluiu do rol de membros. Ela pagou caro por um erro perdoado por Deus e sempre lembrado pelas pessoas.
Ela se mudou de cidade e casou com o pai de seu filho. Passados alguns meses pude revê-la e sua situação não era das melhores. Estava completamente acabada emocionalmente e desiludida espiritualmente. Não podia nem ouvir falar em igreja, não tinha forças para retornar ao braços de Jesus.
Isso me faz pensar quem eu sou, pois como cristão qual tem sido minha contribuição para o bem estar do próximo, tanto social como espiritualmente. Sou o que sou ou sou o que as pessoas e as circunstâncias me levam a ser? Naquela reunião onde a maioria era a favor da exclusão da moça qual seria a minha e a sua reação? Ficariamos do lado da maioria ou seríamos contra e pagaríamos a consequência de ficar do lado mais frágil?
É mais importante zelar pelo nome da denominação ou ajudar os pecadores como nós se levantarem novamente?
É lamentável como a igreja de Cristo tem chegado a atitudes tão cruéis pouco se importanto com a vida espiritual dos membros. É triste saber que os objetos se tornaram mais importantes do que as pessoas. É hora de retornamos ao evangelho do amor e do perdão, onde nossa reputação não tem a menor importância comparada com a salvação de uma vida. Como diz o próprio Senhor Jesus: Uma alma vale mais do que o mundo inteiro.
Concordo com Jaime Kemp quando diz que os objetos foram feitos para serem usados e as pessoas para serem amadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário